Publicidade
  • Morro da Fumaça, 25/04/2024
    • A +
    • A -

    Identificação para oferecer igualdade

    Cordões de identificação são utilizados por pessoas com alguma deficiência oculta para facilitar no atendimento prioritário

    Fonte: Divulgação Feapaes
    Identificação para oferecer igualdade A identificação pelos cordões é uma convenção que vai melhorar a inclusão

    Uma das principais contribuições da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência é a definição do conceito de deficiência. O documento reconhece, em seu artigo 1º, tratar-se de um conceito em evolução, que resulta da interação entre as pessoas e as barreiras que impedem a plena participação na sociedade em igualdade de oportunidades. Todas as diretrizes da Convenção se baseiam nessa abordagem conhecida como modelo social da deficiência que, em linhas gerais, estabelece que “não é o limite individual que determina a deficiência, mas sim as barreiras existentes nos espaços, no meio físico, no transporte, na informação, na comunicação e nos serviços”.

    Pensando nisso foi criado cordões de identificaçao para pessoas com deficiência oculta para agilizar na hora do atendimento, existem alguns modelos que representam uma deficiência específica e um modelo mais genérico para diversas condições. Veja:


    Cordão de quebra cabeças

    O cordão de quebra cabeças é o mais conhecido e mais utilizado por pessoas com autismo. Porém é o mais controverso, pois a comunidade levantou a questão de ter sido criado por pessoas não autistas de uma entidade americana em 1960, para simbolizar a complexidade do transtorno.


    Cordão do símbolo infinito

    O cordão com o símbolo do infinito colorido foi reivindicado pela comunidade autista. Essa estampa representa a infinidade da neurodiversidade e a diversidade dos espectros.


    Cordão de girassol

    O cordão de estampa de girassol é usado por pessoas com condições ocultas como: autismo, TDAH, demência, baixa audição, surdez, asma, dores crônicas entre outros. A estampa foi criado em 2016 pelos funcionários do aeroporto Gatwick (Londres) para ajudar na identificação deste público que precisa ter um atendimento prioritário.


    Cordão mesclado

    O cordão com estampas de quebra cabeças e girassóis é usado por pessoas com autismo e outra condição associada, como por exemplo TDAH.

    Sabendo e identificando cada pessoa, os espaços podem oferecer o atendimento adequado, ou fazer daquele ambiente um espaço de igualdade.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.