Publicidade
  • Morro da Fumaça, 19/04/2024
    • A +
    • A -

    Pesquisadores apontam alto risco de volta da poliomielite no Brasil

    Baixa cobertura vacinal é o principal motivo de preocupação

    Fonte: Divulgação
    Pesquisadores apontam alto risco de volta da poliomielite no Brasil

    A sétima edição do International Symposium on Immunobiologicals (ISI), aberta nesta última terça-feira (2), alerta para o risco alto da volta da poliomielite ao Brasil. A doença, erradicada no país desde 1989, pode matar ou provocar sequelas motoras graves.

    Em um dos debates do dia, pesquisadores apontaram a baixa cobertura como principal motivo de preocupação com a paralisia infantil, como a doença também é conhecida.

    A presidente da Câmara Técnica de Poliomielite do Ministério da Saúde, Luiza Helena Falleiros, destacou o conjunto de fatores que levaram a esse cenário e disse que existe um risco evidente. “Com o processo de imigração constante, com baixas coberturas vacinais, a continuidade do uso da vacina oral, saneamento inadequado, grupos antivacinas e falta de vigilância ambiental, vamos ter o retorno da pólio. O que é uma tragédia anunciada”, afirmou.

    Luiza Helena lembrou que sempre se diz que as vacinas são vítimas do seu próprio sucesso. “Hoje ninguém mais viu um caso de pólio. Não se tem essa noção de risco enorme, mas ele existe. E não tem milagre, nem segredo. Tem que vacinar.”

    A pesquisadora citou um estudo do Comitê Regional de Certificação de Erradicação da Polio 2022, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que aponta o Brasil como segundo país das Américas com maior risco de volta da poliomielite, atrás apenas do Haiti.

    Um caso recente da doença foi confirmado em Loreto, no Peru, o que aumentou a vigilância nas fronteiras. Há 30 anos, o continente estava livre de registros da doença.

    Cobertura vacinal

    Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado, a cobertura vacinal para a doença no Brasil ficou em 77,16%, muito abaixo da taxa de 95% recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para impedir a circulação do vírus.

    No simpósio de ontem, foram discutidos os motivos da chamada hesitação vacinal. José Cassio de Morais, assessor temporário da Organização Pan-Americana da Saúde disse que: “É importante lembrar que a vacinação, além de uma proteção individual, é uma proteção coletiva. Vimos isso na questão da covid-19, em que muitas pessoas não quiseram se vacinar. E precisamos atentar para a questão da comunicação social. Temos uma avalanche de fake news a respeito das vacinas e que trazem muito dano para a população. Mas não temos quase notícias positivas a respeito da vacina. Tem tido muito pouca divulgação da campanha de vacinação contra influenza, por exemplo. Temos que melhorar isso, divulgar melhor os fatos positivos em relação à vacina”, afirmou o assessor da Opas.

    Morro da Fumaça

    No município, a cobertura vacinal da pólio está dentro da meta  estabelecida. O levantamento aponta que até o mês de março a situação era:

    2° reforço vop/vip 75.47%
    1°reforço vop/vip 102.86%
    Menor de 1 ano vip 96.33% 

    A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaca, Saiane Steinback que esteve no programa Agora na Cidade na 87,9 FM e afirmou que, "No momento não há uma vacina que esteja preocupando e que no nosso município por enquanto está dentro da expectativa".


    Saiane (esquerda) e Ruth (direita) estiveram no rádio falando da campanha de vacinação e cuidados com a Dengue

    "No entanto estamos fazendo a campanha da vacina contra Influenza que começou em 10 de abril e vai até 31 de maio, e faremos horários especiais", completou a coordenadora.

    As salas de vacinação nos postos de saúde estão abertas todos os dias e toda quarta-feira fica aberta até as 19h, já na Mina Fluorita o horário estendido é toda sexta-feira até as 19h, e neste sábado dia 06 todas as salas de vacinação estarão abertas das 08:00 às 16:00h.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.