Publicidade
  • Morro da Fumaça, 28/03/2024
    • A +
    • A -

    Defesa Civil na Escola prepara estudantes para serem cidadãos atentos em Morro da Fumaça

    Programa implantado no município é destaque estadual e foi convidado para se apresentar no Congresso Nacional de Geografia

    Fonte: Émerson Justo/PMMF
    Defesa Civil na Escola prepara estudantes para serem cidadãos atentos em Morro da Fumaça Coordenador da Defesa Civil em Morro da Fumaça esteve nas escolas

    O programa Defesa Civil na Escola, implantado em Morro da Fumaça em 2021, já colhe frutos das duas primeiras edições e caminha para o terceiro ano de sucesso. Com conteúdo voltado aos alunos do 7º ano, o programa estimula a formação de cidadãos conscientes.

    As atividades iniciam após uma primeira palestra com o coordenador municipal da Defesa Civil de Morro da Fumaça e secretário do Sistema de Infraestrutura, Natan Felipe Souza. "O objetivo do programa não é torná-los agentes da Defesa Civil, mas sim cidadãos conscientes e que contribuam para que nosso município seja mais resiliente e capaz de lidar com os riscos a que estamos submetidos", explica.

    Para o programa acontecer, além da Defesa Civil, principalmente, conta com o apoio da Secretaria do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo. "Foi preciso ter o interesse e apoio dos professores para tudo acontecer. Eles precisaram passar por formações. Somos muito gratos pela dedicação de cada um", ressalta a secretária do Sistema de Educação, Greicy Zaccaron.

    Dentro das salas de aula, o programa é comandado por seis professores da Rede Municipal de Ensino, que ministram os conteúdos curriculares de Geografia e Ciências. "Esse novo desafio veio juntamente com muitas dúvidas e um certo receio em relação aos trabalhos que seriam desenvolvidos ao longo do ano letivo. Haviam preocupações se o desempenho seria satisfatório e se faria diferença na vida de nossos estudantes, mas aos poucos o medo foi sendo substituído por empolgação", relata o professor e coordenador do projeto em sala de aula, Rodrigo Borges Francisco.

    O programa

    O programa Defesa Civil na Escola ensina aos alunos como identificar, prevenir e se defender de riscos, principalmente, os causados pela força da natureza. Além da parte didática em sala de aula, os estudantes também saem para visitas técnicas, acompanhados da Defesa Civil, em áreas de risco do município para identificar na prática sinais de perigo.

    Os alunos também participam de seminários e visitas externas, como o Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis. O programa foi desenvolvido pela Defesa Civil do Estado, com parceria do Instituto Federal Catarinense (IFC), e a adesão de Morro da Fumaça aconteceu antes mesmo de se tornar uma lei estadual.

    "Esse envolvimento é importante não só para o desenvolvimento de percepção de riscos no cotidiano desses alunos, mas também na formação cidadã, formando assim uma sociedade mais participativa, atuante e protagonista da vida política e pública de nossa região", comenta o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

    2023

    Nos dois primeiros anos, ainda em fase de adaptação, o projeto foi feito somente com os alunos do 7º ano do período vespertino. Após os resultados positivos e o envolvimento dos professores, o programa Defesa Civil na Escola foi ampliado em 2023 e passou a contemplar também os estudantes do turno matutino, saindo de quatro para sete turmas atendidas.

    Conforme Francisco, além das visitas externas, nesse ano estão programadas palestras com o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira. "Também estamos em busca de parceria com Corpo de Bombeiros e SAMU para atividades nas escolas do município, como alguns simulados de situações de risco e emergência", revela.

    Além disso, o programa em Morro da Fumaça foi destaque a nível estadual e, por isso, a cidade foi convidada para se apresentar em julho no Congresso Nacional de Geografia, que acontece em Fortaleza, Ceará. "É um orgulho para o nosso município ser convidado como referência no Estado. Todos envolvidos no projeto estão de parabéns pelo sucesso, é um trabalho realizado em conjunto e que está dando muito certo", parabeniza o prefeito, Agenor Coral.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.