Publicidade
  • Morro da Fumaça, 28/03/2024
    • A +
    • A -

    Profissionais da saúde de Morro da Fumaça realizam capacitação para tratamento de tuberculose

    Doença é um grave problema de saúde pública mundial

    Fonte: Émerson Justo/PMMF
    Profissionais da saúde de Morro da Fumaça realizam capacitação para tratamento de tuberculose Profissionais de saúde são capacitados para identificar casos de tuberculose precoces

    Nesta terça-feira (24) os profissionais da saúde de Morro da Fumaça foram capacitados pelo médico infectologista Raphael Elias Farias, que atua pelo município, para identificar e tratar casos de tuberculose. A ação é realizada pelo Governo Municipal, através da Secretaria do Sistema de Saúde e do Desenvolvimento Social, via Vigilância Epidemiológica. 

    "O principal objetivo da capacitação é treinar nossos profissionais para identificar precocemente a tuberculose e, assim, diminuindo a transmissão da doença e facilitando o seu tratamento", revela a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe. A capacitação foi voltada a diversos profissionais de saúde do município, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aconteceu no Centro Pastoral, durante o período da tarde.

    Marijane também acrescentou que a capacitação aos profissionais se fez necessária devido ao aumento de casos no município, quando comparado ao ano anterior. "Neste mesmo período em 2022 tínhamos apenas um morador de Morro da Fumaça em tratamento da doença. Neste ano, já são quatro pacientes simultâneos sendo atendidos", revela. 

    Diagnóstico e tratamento

    A tuberculose ainda é um grave problema de saúde pública mundial e, por isso, é importante o diagnóstico precoce e o tratamento adequado para a cura da doença. "A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. Com 15 dias após iniciado o tratamento, a pessoa já não transmite mais a doença", comenta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça, Saiane Steinback.

    O tratamento da tuberculose deve ser feito por um período mínimo de seis meses. O paciente deve fazer o tratamento diariamente, sem nenhuma interrupção, e só termina quando o médico confirmar a sua cura total.

    Saiane também destaca que a doença pode evoluir para formas mais graves e a vacinação é aliada para evitar isso. "A vacina BCG previne, principalmente, as formas graves da tuberculose, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar (espalhada pelo corpo) e é indicada de rotina a partir do nascimento até os cinco anos de idade e é disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde)", pontua.

    Profissionais de saúde são capacitados para identificar casos de tuberculose precoces 




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.