Publicidade
  • Morro da Fumaça, 26/04/2024
    • A +
    • A -

    Diocese de Criciúma celebra 25 anos de criação

    Centenas de fiéis se reuniram para celebrar no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio

    Fonte: Assessoria Diocese Criciúma
    Diocese de Criciúma celebra 25 anos de criação Centenas de fiéis se reuniram para celebrar no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio

    Para celebrar o momento histórico, o Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, presidiu na manhã deste último sábado, dia 27, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, a Santa Missa em ação de graças pelo Jubileu de Prata dessa Igreja Particular. A celebração eucarística foi concelebrada pelo primaz da diocese, Dom Paulo Antônio de Conto, além de padres que compõem o clero. 

    No início da celebração, Padre Antônio da Silva Miguel Júnior, Vigário Geral, realizou a leitura da tradução do documento de criação da Diocese de Criciúma, denominado de bula papal. Publicada pelo Papa João Paulo II, em 1998, a bula “Sollicitus de Spirituali Bono” (Solícito pelo Bem Espiritual de Seus Fiéis), foi lavrada inteiramente em latim e materializada como pergaminho. 

    Naquele mesmo dia, Dom Hilário Moser, registrou no livro tombo da Diocese de Tubarão: “Com grande alegria pude anunciar a criação da nova Diocese de Criciúma e a nomeação do seu primeiro bispo na pessoa de Dom Paulo Antônio de Conto, até o momento bispo de Cáceres (MT). Bendito seja Deus!” 

    Em sua homilia, Dom Jacinto enfatizou a importância de todo o povo na caminhada de evangelização e do amor infinito de Cristo. “Quero lembrar que se estamos aqui alegres celebrando esse dia histórico, certamente é também pela dedicação de tantas pessoas que não mediram esforços para auxiliar com seu trabalho, dons e, sobretudo, pela graça de Deus. Todos nós sentimos que Deus está conosco, assim como também esteve com São José e Maria. O amor de Cristo é tão grande que mesmo diante da cruz, Ele nos entregou a sua mãe, e assim Nossa Senhora ganhou o coração de todos os seus filhos e filhas. Quando olhamos para São José, a quem nossa amada Diocese de Criciúma é consagrada, recordamos também que ele acreditou no propósito de Deus, exemplo de muitos homens e mulheres que acreditaram e iniciaram essa caminhada de evangelização diocesana”, disse o prelado.

    Dom Jacinto destacou ainda a missão do Padre Wilson Buss, a quem estendeu sua gratidão e reconhecimento pela dedicação à Igreja diocesana, como um dos responsáveis por conduzir e estruturar, física e pastoralmente a Diocese. Dom Hilário Moser, então Bispo da Diocese de Tubarão, também foi lembrado por todo o seu empenho e entusiasmo na elaboração do processo em italiano que resultou num dossiê de 43 páginas objetivando a nova área para o território diocesano. 

    Capela dedicada ao padroeiro da São José

    Esposo da Virgem Maria, modelo de pai, homem justo, trabalhador e protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Também escolhido para ser padroeiro da Diocese de Criciúma, o santo ganhou uma capela no interior do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio. O novo espaço, abençoado por Dom Jacinto e Dom Paulo, conta com uma imagem do padroeiro diocesano, um solidéu do Papa Francisco, altar e um mosaico elaborado pelo Padre Bento Ailton Zilli.

    Mais fotos abaixo.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.