Publicidade
  • Morro da Fumaça, 16/04/2024
    • A +
    • A -

    Crianças celebram o Dia da Árvore realizando plantios em Morro da Fumaça

    Mais de 240 mudas serão plantadas ao longo dos próximos dias

    Fonte: Divulgação / Prefeitura de Morro da Fumaça
    Crianças celebram o Dia da Árvore realizando plantios em Morro da Fumaça Plantio foi realizado na manhã e na tarde de quinta-feira

    Nesta quinta-feira (21) é celebrado o Dia da Árvore e em comemoração, o Governo de Morro da Fumaça, em conjunto com a Fundação do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), realizou o plantio de 165 mudas. Para a ação, que aconteceu no bairro Maccari, os servidores da Fumaf contaram com a ajuda dos alunos da Escola de Educação Fundamental Municipal (EEFM) Zuleima Burigo Guglielmi e do Centro Educacional Davi.

    Além da data comemorativa, o plantio é referente à Lei Municipal nº 2.314/2022, que institui o projeto "Nasce uma criança, planta-se uma árvore". "Escolhemos o Dia da Árvore para cumprir com a lei que prevê o plantio de uma árvore para cada registro de nascimento, feito no ano anterior, em Morro da Fumaça. Por isso, neste ano, vamos plantar 242 mudas de árvores nativas da região", explica a diretora superintendente da Fumaf, Silvia Sartor Roseng.

    O plantio referente a todos os nascimentos foi dividido em algumas etapas. Na manhã desta quinta-feira, com a ajuda dos alunos do 4º e 5º do Ensino Fundamental da EEFM Zuleima Burigo Guglielmi, foram plantadas 90 mudas. Na parte da tarde do mesmo dia, com o apoio dos alunos do 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Davi, foram feitos mais 75 plantios. Ambos ocorreram em uma área verde localizada no bairro Maccari, próximo à mata ciliar do Rio Linha Torrens.

    O próximo plantio deve ocorrer na primeira semana de outubro, se as condições do tempo forem favoráveis. Nesta etapa, será a vez dos alunos da Escola Vicente Guollo participarem do plantio de 77 árvores de espécie nativa. A ação será realizada em uma área verde do bairro Naspolini, que também fica próxima do curso do Rio Linha Torrens, com a intenção de proteger a mata ciliar do local e tornar um ambiente social para a comunidade

    A Fumaf está realizando o plantio das árvores, mas a ação também pode ser feita pelos pais dos novos fumacenses. "Conforme a lei, os pais têm o prazo de 90 dias para solicitar junto à Fumaf a sua muda de árvore para que ele mesmo faça o plantio. Assim a família pode acompanhar tanto o crescimento da criança quanto o da árvore, informando ao filho que aquela árvore foi no momento do nascimento dele", complementa Silvia.

    Cuidando do meio ambiente na prática

    A presença do sol forte na manhã desta quinta-feira não intimidou os mais de 30 alunos da EEFM Zuleima Burigo Guglielmi que participaram da ação do Dia da Árvore. Após a explicação sobre a importância das árvores, pela bióloga da Fumaf, Priscila Ikeda Ushimaru, e da demonstração de como o plantio deve ser feito, pelo engenheiro florestal da Fumaf, Mário Antônio de Godoi Correia, foi a hora das crianças colocaram a mão na terra.

    Com muita atenção, os alunos com idade entre 9 e 10 anos, aprenderam sobre os cuidados na hora de plantar uma muda de árvore. "Eu aprendi que é uma atividade boa e gostei de fazer isso. Não sabia que precisava cortar as raízes para deixar elas retas antes de plantar", revela a aluna do 4º ano Rihanna Abrão De Bona, de 9 anos.

    Para a professora Magali Tezza, que participou junto com os estudantes, a ação é muito importante para colocar em prática o que é ensinado na escola. "Na sala de aula nós já trabalhamos sobre o cuidado com o meio ambiente e, por exemplo, muitos alunos moram em apartamentos e não têm mais contato com árvores. Então, vir até aqui e ter o contato com a terra é essencial para trazer para o dia a dia, para a prática, o conteúdo da sala de aula", explica.

    Além do auxílio na fixação do conteúdo ensinado, para Magali a atividade tem um significado ainda maior. "Essa também é uma forma deles verem que estão fazendo parte de algo muito grande. Daqui 20 anos eles vão passar por aqui, vão ver que as árvores estão grandes e lembrar que eles fizeram parte disso", finaliza.

    Incentivo ao cuidado com as plantas

    Outra ação realizada pela Fumaf, em alusão ao Dia da Árvore, foi a distribuição de cartões-sementes, que contou com o apoio da Secretaria do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e do Instituto Nacional De Educação e Programas Ambientais (Inepa). "Os cartões-sementes carregam sementes de margarida e clárquia. Apesar de serem flores, e não árvores, o objetivo da ação é incentivar o cuidado com o meio ambiente em qualquer espaço onde o aluno resida", diz Silvia.

    O material foi distribuído para os servidores do Paço Municipal e também para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, desde os Centros de Educação Infantil (CEI) às escolas. A entrega dos cartões-sementes vai ao encontro do projeto que vem sendo trabalhado neste semestre na Rede Municipal de Ensino, "Plante amor por onde você for", que incentiva o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o cuidado com o seu entorno, incluindo o meio ambiente.

    Mais fotos abaixo.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.