Publicidade
  • Morro da Fumaça, 25/04/2024
    • A +
    • A -

    Equoterapia beneficia dezenas de autistas em Morro da Fumaça

    Terapia ofertada pelo município tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento psicossocial e motor de pessoas com TEA

    Fonte: Daiana Denise Carvalho / PMMF
    Equoterapia beneficia dezenas de autistas em Morro da Fumaça Terapia ofertada pelo município tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento psicossocial e motor de pessoas com TEA

    Resultado de um credenciamento entre o Governo Municipal de Morro da Fumaça e o Centro de Integração Familiar (Incluse), por meio do projeto Equilibrar Terapia com Cavalos, a equoterapia vem transformando a realidade de pessoas com diagnóstico Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no município. 

    Implementado em um amplo espaço de campo, na localidade de Linha Frasson, o serviço impacta vidas como a do Luiz Niero Pellegrin, de 11 anos, portador de doença neurológica genética e diagnóstico de autismo, que realiza o acompanhamento há dois anos e vem conquistando avanços importantes no desenvolvimento psicossocial e motor. "A equoterapia fez muita diferença, ele adora o cavalo, ele começou a se mostrar mais livre, com autonomia, melhorou a postura, evoluiu a fala e teve importantes conquistas no desenvolvimento dele", avalia Denisi Niero Pellegrin, mãe do Luiz. 

    No município, atualmente, 17 pessoas são beneficiadas pelo método, 15 delas afetadas pelo transtorno. Morro da Fumaça é um dos poucos municípios do Sul catarinense a facilitar o acesso a equoterapia. Em 2023, foram realizadas 667 sessões, e o convênio facilitou o  atendimento a 25 crianças e adolescentes, totalizando um investimento superior a R$ 53 mil. As sessões acontecem todas às terças, quintas e sextas-feiras. Além do trabalho com os cavalos, uma psicóloga também integra a equipe e faz o acompanhamento dos pacientes.

    "Por ser feito em um ambiente mais rural, aqui a gente tem diversos animais, isso promove principalmente para os autistas, a interação social, em cima do cavalo a gente consegue trabalhar a lateralidade, o ajuste postural, sem falar que a equoterapia também proporciona, em 30 minutos de sessões, mais de 21 mil ajustes tônicos para as crianças. Então isso é muita coisa, quando eles são bem pequeninos eles saem até cansados, dormindo", esclarece a fisioterapeuta, Mariele Fernandes de Souza, uma das profissionais responsáveis pelo Projeto Equilibrar Terapia com Cavalos, contratado pelo município. 

    O acesso ao programa, bem como para os demais serviços voltados ao público autista, acontece através da Secretaria Municipal de Saúde. "A Secretaria de Saúde é porta de entrada para o atendimento da pessoa autista por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).  Autistas com nível de suporte 1, recebem o atendimento dentro do município e também no Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Unesc, que atende a demanda de toda a região, via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg). Casos de autismo nível de suporte 2 e 3 recebem o atendimento diretamente na cidade através da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e da equoterapia", detalha a secretária de Saúde, Lucelane de Souza Antunes. 

    Com o objetivo de ampliar o leque de serviços oferecidos aos alunos da Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), neste mês, o município dará início a uma nova parceria com a entidade. Semanalmente, às terças-feiras, a piscina aquecida do no Centro de Convivência da Terceira Idade será de uso exclusivo da Apae para a realização de hidroterapia.





    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.