Novos diretores escolares da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina são empossados

Mais um passo foi dado na busca de reaproximar as famílias e as escolas estaduais de Santa Catarina. É que nesta quarta-feira, 31, o governador Jorginho Mello deu posse aos 1046 novos diretores da rede estadual para os próximos quatro anos. Grande parte deles foi escolhida pelo voto da comunidade, com pais, alunos e professores indo às urnas. No evento, na cidade de Lages, a Secretaria de Estado da Educação (SED) deu as boas-vindas aos gestores, apresentou os resultados de 2023 e as expectativas para 2024.
“Eu estou muito esperançoso com esse timaço de diretores que foram eleitos democraticamente para falar de educação e não para falar de política dentro da escola. O envolvimento da família foi o diferencial. Eu vim aqui para dar um abraço em todos eles e desejar que esse ano seja um ano de muito trabalho e de muito aprendizado para os alunos”, comemorou o governador.
O processo de escolha dos novos gestores teve uma importante novidade: o quórum mínimo eleitoral, que buscou estimular a participação da comunidade escolar, especialmente das famílias, tornando o processo mais democrático. Além disso, a data da votação foi estendida para dois dias, sendo um deles o domingo, possibilitando que aqueles pais ou responsáveis que trabalham em dia letivo pudessem votar tranquilamente na data que não atrapalhasse sua agenda de trabalho.

“Hoje é um evento inédito para educação de Santa Catarina, hoje a posse dos mais de mil diretores depois de uma eleição democrática onde a gente traz a família novamente para a escola. A participação das famílias foi muito grande e esse é um objetivo do nosso governador Jorginho Mello: trazer a família para dentro da escola”, explicou a secretária adjunta da Educação Patrícia Lueders.
Novas diretoras das escolas de Morro da Fumaça
Entre os gestores eleitos, as diretoras Kelly Fernandes Silveira Xavier da EEB Princesa Isabel, e Gislane do Livramento da EEB Vitório Búrigo tomaram posse oficialmente e passam a responder oficialmente pelas respectivas escolas. As escolas já estão em trabalhos e o planejamento pedagógico para o ano letivo de 2024.
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