Câmara de Morro da Fumaça lança Procuradoria Especial da Mulher
Novo espaço e estrutura para promover a igualdade de gênero e combater a violência

A Câmara de Morro da Fumaça realizou, nesta sexta-feira, 28 de junho, o lançamento oficial da Procuradoria Especial da Mulher na sede do Poder Legislativo. A Procuradoria foi instituída pelo Projeto de Resolução nº 21/2023 e recebeu uma nova estrutura com a Resolução nº 04/2024, que designa a vereadora Silvana de Vasconcelos como procuradora titular e Jorgia Guglielmi como procuradora adjunta.
“Atualmente, dos 295 municípios de Santa Catarina, 97 possuem suas próprias Procuradorias Especiais da Mulher, demonstrando a relevância dessa iniciativa para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. As Procuradorias nas câmaras municipais são instrumentos fundamentais para a promoção e defesa dos direitos das mulheres. Elas desempenham um papel crucial na luta pela igualdade de gênero e no enfrentamento à violência e discriminação,” destacou a vereadora Silvana de Vasconcelos, procuradora titular.
A presidente da Câmara de Morro da Fumaça, ao discursar no evento, reforçou o compromisso do Poder Legislativo com a causa. “A Câmara de Vereadores estará inteiramente à disposição para acolher e auxiliar todas as mulheres que buscam orientação e ajuda. Recentemente, ativamos um espaço no site oficial da Câmara, dedicado exclusivamente à Procuradoria Especial da Mulher. Este espaço é um passo importante, pois oferece informações cruciais sobre os direitos das mulheres e os recursos disponíveis. Através dele, as mulheres poderão encontrar orientações, tirar dúvidas e saber como proceder em diversas situações”, disse a vereadora Jorgia Guglielmi.
O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo o Sargento Emerson Miyamoto, da Polícia Militar de Morro da Fumaça, a Delegada Raquel de Souza Freire, da Polícia Civil da comarca de Urussanga, e a Coordenadora Técnica do Centro de Referência de Assistência Social de Morro da Fumaça (CREAS), Jaqueline Izabel Pereira. Durante a cerimônia, a Cabo Maíra de Mello Martignago De Luca, representando a Rede Catarina da região, aproveitou a ocasião para falar sobre a violência doméstica em Morro da Fumaça e mencionou casos reais de ligações feitas para o número 190 da Polícia Militar.
Durante a cerimônia também foi apresentado o novo espaço no site da Câmara de Morro da Fumaça, dedicado à Procuradoria Especial da Mulher, onde estão disponíveis números e contatos para denúncias de violência doméstica e informações sobre a Procuradoria Especial da Mulher. Mais informações podem ser encontradas no site oficial >>AQUI
COMENTÁRIOS