Publicidade
  • Morro da Fumaça, 03/12/2024
    • A +
    • A -

    Escola Vicente Guollo de Morro da Fumaça está entre as finalistas do Prêmio Lume de Educação

    Premiação reconhece escolas de referência na rede pública municipal de Santa Catarina

    Fonte: Divulgação
    Escola Vicente Guollo de Morro da Fumaça está entre as finalistas do Prêmio Lume de Educação Escola Vicente Guollo está entre as finalistas do 2º Prêmio Lume

    A Escola Vicente Guollo de Morro da Fumaça, está entre as dez finalistas do Prêmio Lume: Escola Referência em Alfabetização, 2ª Edição, na categoria da Mesorregião Sul de Santa Catarina.

    Idealizada pelo Grupo Estratégico de Monitoramento dos Planos de Educação, formado pelo Acordo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC), o Ministério Público junto ao TCE/SC e o Ministério Público de Santa Catarina, a premiação tem como objetivo identificar, reconhecer e premiar as escolas de maior destaque da rede pública municipal do estado, com foco na qualidade educacional e infraestrutura.

    "Este reconhecimento é motivo de grande satisfação é a consolidação de um esforço conjunto, que inclui o Governo Municipal, a Secretaria de Educação, a direção escolar e todos os profissionais que fazem parte do processo de ensino e aprendizagem", destaca a secretária de Educação, Greicy Zaccaron.

    A Escola Vicente Guollo, atualmente, vem passando por uma grande transformação. Com um investimento de R$ 7 milhões, a unidade de ensino, localizada no bairro Naspolini, recebeu diversas melhorias estruturais. Em fevereiro de 2024, a antiga sede foi demolida e um complexo educacional vem sendo erguido no local. A primeira fase da obra, construída ao lado do antigo imóvel, foi inaugurada no início deste ano, proporcionando mais conforto e qualidade para, aproximadamente, 450 alunos que frequentam a escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II.

    Quando concluída, a nova escola terá uma área total de 2.500 m² e contará com quatro pavimentos. O novo complexo terá 13 salas de aula, biblioteca, sala de especialistas, laboratórios, banheiros, área recreativa coberta, além de um parque infantil que será aberto à comunidade. Conforme o prefeito, Agenor Coral, a escola está sendo construída com o objetivo de atender à crescente demanda de alunos e garantir um ambiente mais moderno e adequado às necessidades educacionais da atualidade.

    "Essa é a segunda escola do município que conseguimos revitalizar completamente, contribuindo para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem. Vale ressaltar que todas as unidades de ensino de Morro da Fumaça passaram por reformas e melhorias durante a nossa gestão", afirma o gestor.

    Município é finalista pela segunda vez consecutiva

    Esta é a segunda vez que uma unidade de ensino do município é finalista do prêmio. Em 2023, a Escola Biázio Maragno, figurou entre as dez finalistas. Além dos diferenciais no processo de aprendizagem, o complexo educacional conta com edificação considerada de referência para o ensino. São dez salas de aula, sala de leitura, sala multiuso, quadra esportiva, área recreativa, entre outros espaços, que fazem o diferencial na rotina de mais de 300 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental. O projeto foi consolidado em 2021, após investimento de R$ 1.6 milhão de recursos próprios realizado pelo Governo Municipal. 

    Para ser considerada, a escola precisou atender a critérios exigentes do Indicador de Qualidade das Escolas de Santa Catarina (IQESC), que é calculado com base em dados de proficiência, gestão escolar, formação e condições de trabalho dos profissionais, infraestrutura, além de indicadores socioeconômicos e de permanência escolar.

    A qualificação das finalistas é feita a partir da análise de indicadores não observados diretamente, como a qualidade do ambiente escolar, a relação entre professores e alunos, a execução da proposta pedagógica e a infraestrutura física da escola. Após essa análise, as escolas passam por uma validação que inclui questionários e entrevistas conduzidas por uma comissão de avaliação especializada.

    "Estar entre as dez melhores escolas da Mesorregião Sul é uma alegria imensa. Esse reconhecimento é o reflexo do trabalho dedicado por todos os envolvidos na educação de Morro da Fumaça", celebra o vice-prefeito e prefeito eleito, Eduardo Sartor Guollo.

    A diretora da Escola Vicente Guollo, Andresa Rufino Kuntz, expressou seu orgulho pela conquista: "Receber esse reconhecimento é motivo de grande satisfação para toda a equipe escolar. O prêmio é resultado do empenho de cada professor e funcionário da escola, e nos estimula a seguir buscando sempre mais qualidade no ensino".

    A entrega do Prêmio Lume ocorreu nesta terça-feira, dia 19, em uma solenidade organizada pela Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, em Florianópolis. Durante o evento, as escolas vencedoras de cada mesorregião receberam um certificado de reconhecimento e uma placa comemorativa. As escolas classificadas para a etapa de validação também foram premiadas com certificado.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.