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  • Morro da Fumaça, 04/12/2024
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    Campanha para a Evangelização 2024 reforça a missão de anunciar Cristo no Advento

    Com o tema “Jesus, nossa Esperança, habita entre nós. É nossa missão anunciá-lo”, a iniciativa prepara os fiéis para o Jubileu da Encarnação de 2025 e promove ações de solidariedade e evangelização

    Fonte: Divulgação Diocese de Criciúma
    Campanha para a Evangelização 2024 reforça a missão de anunciar Cristo no Advento

    O Advento é um período litúrgico importante para a Igreja Católica, que antecede o Natal e marca um tempo de preparação espiritual para a vinda de Jesus Cristo. Ele começa no quarto domingo antes do Natal e se estende até a véspera de Natal, sendo um momento de espera e reflexão sobre a expectativa do Salvador. Nesse período, a Igreja também costuma lançar campanhas de evangelização e solidariedade, com o objetivo de aproximar os fiéis de Cristo e de promover ações de caridade e fé.

    Uma dessas iniciativas, que acontece em âmbito nacional, é a Campanha para a Evangelização. Criada em 1997, durante a Assembleia Geral da CNBB, e iniciada em 1998, tem como objetivo favorecer a vivência do tempo litúrgico do Advento e mobilizar a todos para uma Coleta Nacional que ofereça recursos a serem aplicados na sustentação das atividades evangelizadoras da Igreja. 

    Em 2024, a Campanha para a Evangelização quer ser uma preparação imediata para a abertura do Jubileu da Encarnação de 2025, quando se reflete sobre o tema “Peregrinos da Esperança”, proposto pelo Papa Francisco. Em Roma, o Jubileu acontecerá na noite do Natal e, em nossas dioceses, na Festa da Sagrada Família, dia 29 de dezembro deste ano. Por isso, o tema escolhido para a Campanha para a Evangelização deste ano é: “Jesus, nossa Esperança, habita entre nós. É nossa missão anunciá-lo”. 

    Um dos pontos altos da Campanha para a Evangelização é a Coleta realizada em todas as comunidades, nas celebrações do terceiro domingo do Advento, este ano dia 15 de dezembro. O principal objetivo da Coleta para a Evangelização é financiar projetos e iniciativas de evangelização, especialmente aqueles que visam alcançar as periferias, as populações carentes, os jovens, as famílias e aqueles que ainda não tiveram um encontro pessoal com Cristo.

    A campanha também serve para apoiar a formação de agentes de pastoral e missionários, que estarão à frente dessas atividades evangelizadoras.

    A distribuição dos recursos arrecadados é feita da seguinte forma:

    ✓45% ficam na própria diocese, para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da própria Igreja Local;

    ✓ 20% vão para o respectivo regional da CNBB, para a sua sustentação e de suas estruturas de evangelização e formação;

    ✓ 35% são enviados à sede nacional da CNBB, em Brasília, de forma a garantir iniciativas e estruturas evangelizadoras nacionais, como as Comissões Episcopais que orientam e dinamizam a ação pastoral e em todo o Brasil.




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