Nestlé recolhe lotes de Mucilon por toxina produzida por fungos
A empresa decidiu recolher os produtos após identificar a presença de aflatoxina em níveis acima do permitido pela legislação vigente
A Nestlé anunciou nesta segunda-feira, 2 de dezembro, o recolhimento voluntário e preventivo de lotes específicos do produto “Meu Primeiro Lanchinho”, da marca Mucilon. A decisão foi tomada devido à presença de aflatoxina, uma toxina produzida por fungos, em níveis acima do permitido pela legislação vigente, confira o comunicado na íntegra com os lotes a serem retirados >>AQUI<<.
Os lotes afetados incluem:
- Meu Primeiro Lanchinho – Snack de Morango e Banana (sachê de 35 g), com validade em 01/05/2025, 01/06/2025 e 01/07/2025.
- Meu Primeiro Lanchinho – Snack de Laranja e Banana (sachê de 35 g), com validade em 01/06/2025.
A Nestlé explicou que a aflatoxina foi detectada em análises de rotina, ressaltando que a quantidade presente nos produtos recolhidos não representa risco imediato à saúde. De acordo com a empresa, “as quantidades de aflatoxina encontradas estão muito abaixo da necessária para causar qualquer reação aguda e imediata”. Para ocorrer intoxicação aguda, seria necessário consumir 18 kg do produto diariamente, por um período de 1 a 3 semanas.
Apesar disso, a companhia destacou que o consumo prolongado de alimentos contaminados com a substância pode ser prejudicial, podendo causar problemas no fígado em casos extremos. As aflatoxinas são comuns em climas quentes e úmidos, podendo contaminar plantações durante o crescimento, colheita e armazenamento.
A Nestlé informou que o recall abrange apenas os lotes mencionados, realizados em parceria com as autoridades competentes. Todos os produtos afetados já tiveram a comercialização suspensa e serão destruídos. “A segurança e qualidade dos alimentos continua a ser nossa principal prioridade”, concluiu a empresa.
Para mais informações, consumidores podem entrar em contato diretamente com o serviço de atendimento da Nestlé.
COMENTÁRIOS