Jantar marca encerramento anual das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos fumacense
Por meio de diversas oficinas e atividades, iniciativa beneficiou mais de 120 alunos no decorrer de 2024
Com a presença de alunos, famílias, amigos e autoridades, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Morro da Fumaça, nesta terça-feira, 10, realizou o jantar de encerramento anual das atividades. O encontro, promovido no Salão Paroquial da Igreja Matriz São Roque, foi marcado por momentos de emoção e descontração.
“Foi uma noite muito especial, em que facilitamos a integração entre os beneficiados, de uma forma descontraída e diferenciada. Na ocasião, além de destacar as atividades desempenhadas durante o ano, os alunos foram recebidos com um saboroso jantar, seguido de picolés, que foram distribuídos como sobremesa”, relata a coordenadora do SCFV, Renata Caetano.
Por meio do SCFV, em 2024, a municipalidade acolheu cerca de 120 alunos, entre 6 e 16 anos de idade, em diferentes oficinas. Diariamente são oferecidas quatro refeições, duas pela manhã e duas à tarde. Atualmente são oferecidas aulas de dança, música, artesanato, capoeira, muay thai e atendimento com orientador social, artístico e de educação física. As atividades são desempenhadas em quatro dias da semana, sempre no contraturno escolar.
“Nosso papel é auxiliar no fortalecimento de vínculos, das relações familiares e comunitárias e promover a integração e a troca de experiências entre os participantes. Neste sentido, o SCFV se torna um local de acolhimento que trabalha de diferentes formas esses aspectos. Aqui eles se alimentam, praticam atividades físicas, aprendem novas habilidades, socializam, é como se fosse uma grande família”, detalha a coordenadora do Departamento de Assistência Social, Saionara Freitas Dias.
Além do momento coletivo de confraternização, os alunos também participaram de formaturas individuais das oficinas de muay thai e capoeira. No dia 28 de novembro, cerca de 30 jovens receberam do professor Rafael Silvério a corda pela primeira vez ou trocaram de cor durante a V Formatura da Oficina de Capoeira. Implantada desde 2017, a iniciativa é uma das primeiras atividades oferecidas pelo SCFV e já beneficiou mais de 800 crianças e adolescentes.
Já a formatura do grupo de muay thai, que é orientada pelo educador Alexandre de Farias, ocorreu no dia 10 de outubro. Na ocasião, 20 alunos foram reconhecidos pelos avanços conquistados no decorrer deste ano. Desde que foi implantada, em 2022, a oficina já beneficiou mais de 400 alunos.
COMENTÁRIOS