Comitiva da Diocese de Criciúma participa de reunião em Lages
Evento reuniu representantes de nove dioceses de Santa Catarina para planejamento do 14º Encontro Estadual das CEBs e reflexões sobre a caminhada das comunidades

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, o Centro de Formação Católica da Diocese de Lages (SC) recebeu a Ampliada Regional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e do Grupo Bíblico de Reflexão/Família (GBRF) do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento reuniu representantes de nove arqui/dioceses de Santa Catarina para momentos de reflexão, planejamento e celebração da caminhada das comunidades.
A programação focou na organização do Seminário das CEBs e Juventudes e do 14º Encontro Estadual das CEBs. No sábado, as atividades iniciaram com uma oração preparada pela Arquidiocese de Joinville, relembrando os encontros estaduais anteriores. Durante o encontro, foi realizada uma Análise de Conjuntura, abordando desafios do cenário atual e trazendo reflexões da Assembleia do Sínodo, ocorrida em outubro de 2024, em Roma. Também houve a partilha de experiências da Reunião da Ampliada Nacional, realizada em janeiro, em Cachoeiro do Itapemirim (ES).
A coordenadora da Pastoral Social Maria Bortolin, representou Morro da Fumaça como membro da comitiva da Diocese de Criciúma neste importante encontro.
O bispo de Lages, Dom Guilherme Antônio Werlang, acolheu os participantes e reforçou a importância das CEBs e dos Grupos Bíblicos de Reflexão. Na sequência, avançaram os preparativos para o 14º Encontro Estadual das CEBs, que será realizado de 24 a 26 de julho de 2026, na Arquidiocese de Joinville, Paróquia São Luiz Gonzaga, em Araquari. O tema escolhido reflete o lema do 16º Intereclesial das CEBs, que acontecerá em 2027, em Cachoeiro do Itapemirim: “CEBs, caminhando com as juventudes na alegria do Evangelho, a serviço do Reino”. Grupos de Trabalho foram formados para estruturar o evento.
COMENTÁRIOS