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  • Morro da Fumaça, 06/03/2025
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    Reestruturação na Câmara irá gerar economia e melhorar gestão documental

    A centralização dos departamentos na sede do Legislativo garantirá economia, melhor conservação dos documentos, maior integração entre os servidores e uma organização mais eficiente no fluxo de trabalho

    Fonte: Samuel Woyciekowski / CMMF
    Reestruturação na Câmara irá gerar economia e melhorar gestão documental Sala alugada pela Câmara para arquivo

    A Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça passará por uma importante reestruturação administrativa com a centralização de seus departamentos na sede atual, localizada no Centro Múltiplo Uso, no Bairro Esperança. A medida eliminará a necessidade de alugar duas salas no Centro da cidade, resultando em uma economia superior a R$ 75 mil ao longo de quatro anos, durante a 16ª Legislatura.

    Atualmente, uma das salas alugadas abriga o setor de contabilidade, onde uma técnica efetiva do Legislativo trabalha isolada. A outra sala é utilizada para o arquivo da Câmara, onde estão armazenados documentos importantes e históricos do Poder Legislativo, mas sem a presença de servidores no local. Atualmente os documentos estão na sua maioria desorganizados e expostos a condições inadequadas de conservação, comprometendo sua integridade e dificultando o acesso.

    Além da economia de recursos, a centralização visa melhorar a interação entre os servidores e garantir condições adequadas para a conservação da documentação pública. "A sala alugada que abriga o arquivo da Câmara contém documentos históricos desde a fundação do município. Como admiradora da história e defensora da preservação dos bens e documentação pública, é preocupante ver essa situação", destacou a presidente do Legislativo, a vereadora Marijane Felippe.

    A gestão da Câmara, sob a presidência de Marijane Felippe, também planeja modernizar o acesso aos documentos por meio da digitalização, assegurando mais transparência e segurança jurídica. "A responsabilidade com os documentos públicos é fundamental e um dever do gestor, para garantir a transparência, a eficiência da administração pública e a segurança jurídica. Nosso objetivo é organizar um espaço adequado para esses documentos e, em breve, digitalizá-los, tornando-os públicos e de fácil acesso. Dessa forma, deixaremos de pagar aluguel e, ao mesmo tempo, preservamos a história de nossa cidade", afirmou.

    Com a centralização dos setores na sede do Legislativo, a Câmara não apenas otimiza seus recursos financeiros, mas também fortalece a gestão documental e aprimora a dinâmica de trabalho entre os servidores. "A servidora responsável pela contabilidade passará a atuar na sede, facilitando a comunicação entre os setores e promovendo maior integração entre os servidores e os vereadores", concluiu a presidente do Legislativo.





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